terça-feira, 2 de agosto de 2011

Lendário templo de Kung Fu...

Depois de subir as montanhas de Yun Tai, que tal subir mais uma montanha? Desta vez, é um lugar conhecido mundialmente, principalmente por quem pratica Kung Fu. Fui conhecer o famoso e lendário Templo de Shaolin!





Quando falamos no Templo Shaolin, somos obrigados a falar sobre a montanha Songshan, uma das cinco montanhas mais importantes do País. Ela atravessa as cidades de Xingyang, Xinmi, Gongyi, Dengfeng e Luoyang na província de Henan, Centro da China. O templo Shaolin se situa nos bosques existentes no sopé da montanha Shaoshi, por isso, tem o nome de Shaolin. "Shao" significa montanha Shaoshi e "lin", bosques.

Sobre a história do templo, em 527, o monge indiano Bodhidharma chegou ao Templo Shaolin, fazendo com que o Templo fosse considerado o lugar de origem de Chan, uma linha budista. Além da seita Chan, o Templo Shaolin também é famoso pelo Kung Fu de Shaolin.

Em 580, o Templo Shaolin começou a formar uma força de autodefesa composta por monges selecionados: os monges do Kung Fu e exercitar Kung Fu tornou-se uma parte importante dos monges de Shaolin. Ao longo de mais de mil anos de história, eles assimilaram constantemente os pontos fortes de outras escolas de artes marciais da nação chinesa e contribuíram para que o Templo Shaolin se tornasse um dos locais sagrados do Kung Fu da China.

Eu não conhecia a história do templo de Shaolin antes de visitar lá, não entendo nada de Kung Fu, muito menos de budismo... rss... Por isto contei um pouquinho da história pra vocês! Mas agora que vocês já estão sabendo um pouco do templo de Shaolin, vamos ver as fotos de lá, os lugares onde os primeiros alunos tinham aulas de Kung Fu há centenas de anos atrás! É mesmo uma viagem no tempo!!


















Na China tem muito destas coisas de superstição, fazer pedido, objetos que dão sorte, etc. Este lago aqui, tem um pote lá no meio, e então, você tem que dar três voltas no lago, fazer um pedido, jogar uma moeda no pote, e se acertar, o pedido vai se realizar. Mas atualmente não têm mais muitos chineses que acreditam nestas coisas, eu não vi nenhum dando voltinhas ou tentando acertar a moeda enquanto eu estava lá, todos apenas ouviam a história do guia, e iam embora. Vocês querem saber se eu tentei né? Na verdade não. Primeiro, porque eu faço meus pedidos diretamente pra Deus, não preciso pagar esses micos por aí... Segundo, q nem de brincadeira né, eu nunca ia acertar aquele pote lá no meio!!! kkkkkkkkk



Estão vendo estes buracos nesta árvore da foto logo abaixo? Esta é uma árvore centenária, e estes buracos são devido aos treinamentos realizados pelos alunos de Kung Fu, estes buracos foram feitos pelos dedos da mão!! Bota força nisto hem!!!



Gente, eu tentei porque tentei tirar foto com um monge chinês, mas eles não queriam tirar foto comigo... rss... Até qdo eu ia tentar tirar foto deles, se eles viam a máquina mirando neles, eles viravam o rosto, se escondiam de mim! Esta primeira foto, foi na montanha de Yun Tai, peguei um monge desprevenido, e tirei foto dele, mas qdo ele me viu, escondeu o rosto com o braço! rss... Mas aí lá no templo de Shaolin, consegui tirar a foto com um monge!!! olhem só a segunda foto aí embaixo!! kkkkkkkk





Esta foto abaixo, tem toda uma história neste lugar. Dizem que Bodhidharma ou Damo, o monge indiano que chegou à China, verificou que a condição física dos monges era pobre e por isso eram incapazes de aprender suas técnicas. Mas um monge chamado Hui Ke, queria muito aprender, e insistiu com Damo, mas ele disse que só ensinaria para ele se a neve que estava caindo fosse vermelha, ou seja, nunca. E assim, entrou para dentro da casa (esta da foto), e deixou Hui Ke lá de fora, na neve. Este monge então, pegou uma faca e cortou seu próprio braço, e começou a caminhar em volta da casa, fazendo espalhar seu sangue. Quando Damo olhou pela janela, e viu a neve vermelha pelo sangue de Hui Ke, achou que então ele era digno de aprender suas técnicas e concordou em ensinar os clássicos movimentos do Kung Fu de Shaolin. Por isto até hoje em muitas apresentações, eles fazem o famoso cumprimento apenas utilizando um dos braços, em homenagem a Hui Ke.



Ah, e é claro, eu assisti á várias apresentações de Kung Fu!! Com os melhores do mundo!!! Muito show!!





Estes cemitérios aqui também são interessantes! Quando um monge morre, ele é enterrado aqui. Atualmente, só os mais importantes, seja de qual lugar da China ele for, se for um mestre muito respeitado, vem para este lugar. E são construídas estas torres em cima de onde foi enterrado. Mas a quantidade de andares, vai depender do que o monge fez durante sua vida. Quanto mais andares tem a torre, mais boas obras, mais ações dignas de respeito e reconhecimento, ele fez!! Ah, e não podia tirar foto mostrando uma torre só, dava azar.... rss



Foi muito interessante conhecer o Templo de Shaolin! Desta fez eu tive que contar um pouco da história, e olha que eu contei só um pouquinho... rss
Espero que também tenham gostado do Templo Chinês! Até mais!


3 comentários:

Anônimo disse...

Que lugar! Brasil e China se aproximam cada vez mais e meu desejo de ir para lá só inflama ao ver suas fotos. Algo me diz que o mundo caminha para uma única Tribo, como no começo da nossa existência. Gosto de observar a máquina que promove esses eventos. D+++++

Anderson Sampaio disse...

Patrícia, adorei suas fotos. Sou praticante de Kung Fu Shaolin do Norte e estou planejando uma ida ao Templo.
Parabéns!

Ronaldo disse...

Adorei as fotos, meu sonho desde criança é ir a esse lugar, parabénss